A diretoria da Sapiens Parque manifesta pesar pela perda de Marco Antônio Raupp, que ocupou o cargo de titular da Pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2014. Aos 83 anos, ele estava lutando desde janeiro contra um tumor cerebral e faleceu na madrugada deste sábado, 24 de julho.

O ex-ministro estava afastado de suas atividades como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, que ajudou a criar, para tratamento de saúde. Antes dessa ocupação, ele havia sido ainda diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde em tempo recorde conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes, e na direção do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) criou o Laboratório de Bioinformática, ambos considerados de ponta e utilizados por pesquisadores e pela indústria.

Foi presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em Matemática pela Universidade de Chicago, foi também presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Raupp foi ainda membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e integrante do Conselho Superior da FAPERJ.

“Grande perda para a ciência e inovação do Brasil. Que Deus conforte a sua família e que o seu exemplo e legado sirvam de referência a todos os futuros líderes do nosso país” disse o presidente da Sapiens Parque, Daniel Leipnitz.