Desde o dia 28 de abril de 2021, as instalações do kartódromo – anexas ao Sapiens Parque – têm seu uso e ocupação cedidos à UniPRF.

A Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF) e o Sapiens Parque firmaram na tarde desta terça-feira, dia 27 de abril, um termo de cessão para que a UniPRF passe a utilizar e gerir o Kartódromo Sapiens Parque, localizado na entrada do bairro de Canasvieiras, a cerca de 2 Km da UniPRF em Florianópolis/SC.

O kartódromo foi construído e inaugurado em 2009 para sediar o “Desafio Internacional das Estrelas”, evento anual que trazia ao Norte da Ilha de Santa Catarina grandes estrelas do automobilismo mundial, para a disputa de uma corrida de kart. A corrida foi realizada no local, à época chamado de “Kartódromo Arena Sapiens Parque” entre os anos de 2009 e 2011. Pela pista do kartódromo passaram grandes nomes do automobilismo brasileiro, como os pilotos Rubens Barrichello e Felipe Massa, além do maior campeão da Fórmula 1 em todos os tempos, o alemão Michael Schumacher, que venceu a prova de inauguração do kartódromo, em 2009.

Com a transferência da competição para outro kartódromo (Beto Carrero World) após a corrida de 2011, o local passou a ser usado esporadicamente, e seu uso como instalação de automobilismo foi diminuindo ano a ano.

O kartódromo, que agora ficará 100% à disposição da PRF, tem área de cerca de 60 mil m², contando com um traçado asfaltado de 1.207 metros de extensão e 8 metros de largura. Estarão ainda disponíveis para uso da PRF três edificações no local: a torre de cronometragem, a oficina e os boxes. Cada uma destas instalações será analisada e eventualmente adaptada, para que possam ser úteis nas atividades de ensino da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o PRF João André Rigo, Coordenador-geral da UniPRF e que participou da elaboração do acordo de cessão, “a disponibilidade deste espaço representa uma conquista importantíssima para a PRF, que já é reconhecida como referência no treinamento de condução veicular policial e pela qualidade de suas capacitações em motociclismo, mas que agora poderá avançar também na pesquisa e desenvolvimento nessas áreas”. Rigo ainda complementou que “a destinação deste espaço para atividades de ensino em Segurança Pública deve gerar benefícios imediatos a toda a comunidade, já que para nós é mais que obrigação, na verdade é uma honra, poder ceder o espaço agora sob nossa gestão, para os treinamentos de agentes de todas as forças de segurança”.

Além de Rigo, o ato de assinatura do documento de cessão contou ainda com a presença do Superintendente Executivo da PRF em Santa Catarina, Wilmen Silva Vieira. O Sapiens Parque, por sua vez, esteve representado por seu presidente, Daniel Leipnitz, pela diretora jurídica Carolina Schauffert Ávila da Silva Miranda e por sua diretora executiva financeira, Daniella Abreu. O documento assinado entrou em vigor imediatamente e tem validade de 60 meses, sendo que este prazo pode ser prorrogado por igual período, conforme a conveniência para ambas as instituições.

Fotos: Divulgação PRF

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário