Impacto do Sapiens Parque no crescimento tecnológico de SC é destaque na Comissão de Agricultura

Diretor do Sapiens Parque detalha impacto do polo, que terá campus Univali (2026) e abriga centro de pesquisa de carne cultivada.

Relevância e Números do Sapiens Parque

Com 128 instituições instaladas, responsáveis por mais de 3,2 mil empregos diretos e um faturamento mensal de aproximadamente R$ 1 bilhão, o Sapiens Parque — Parque Tecnológico do Estado de Santa Catarina — consolidou-se como referência não apenas em tecnologia e inovação, mas também em negócios, cultura e lazer.

O impacto do empreendimento no desenvolvimento catarinense foi apresentado pelo engenheiro e diretor-presidente do Sapiens, Eduardo Cesar Cordeiro Vieira, durante reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26).

A convite do presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP), Vieira apresentou dados e destacou a importância do parque como indutor do desenvolvimento econômico por meio da inovação.

Ele antecipou que, a partir de 2026, o Sapiens Parque passará a abrigar um campus da Univali, e convidou os parlamentares para o evento que celebrará os 23 anos do parque, no dia 11 de dezembro.

Fotos: Rodrigo Corrêa / Agência AL

Passeio Sapiens e o Fortalecimento da Inovação

Vieira destacou ainda o papel estratégico do Passeio Sapiens, empreendimento integrado ao parque e alinhado à política do governo estadual de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região Norte da Ilha.

“A criação do Passeio Sapiens reforça o compromisso do Estado em ampliar oportunidades para empresas, trabalhadores e moradores, tornando o espaço um ambiente dinâmico de conexões e crescimento”, afirmou.

Além de ser um novo polo de lazer de Florianópolis, o local concentra estruturas voltadas à tecnologia e à educação. O complexo abriga auditório para eventos, uma unidade de coworking do Impact Hub e sedes de empresas tecnológicas, como Mosaic AI e Softplan.

Com infraestrutura moderna e localização estratégica, o Passeio Sapiens atrai empresários, profissionais do setor e visitantes interessados em cultura e lazer. Segundo Vieira, o apoio do governador Jorginho Mello foi decisivo para a implantação do espaço, que já registra cerca de 30 mil visitantes por mês. “Hoje, 25% do PIB de Florianópolis vem da tecnologia e inovação”, destacou.

Polo Científico (Carne Cultivada)

Vieira também ressaltou a instalação do JBS Biotech Innovation Center, o primeiro centro de pesquisa do Brasil dedicado ao desenvolvimento de carne cultivada em laboratório. Com investimento de US$ 22 milhões, o empreendimento conta com uma equipe de 25 pós-doutores e atua para tornar a produção de proteína cultivada mais eficiente, escalável e competitiva.

O projeto prevê laboratórios em sua primeira fase e uma planta-piloto na segunda. No momento, os pesquisadores trabalham com células bovinas, buscando viabilizar a produção de proteína cultivada em escala comercial.

Reconhecimento Parlamentar

Ao final da reunião, o deputado Altair Silva agradeceu a presença de Eduardo Vieira, destacando a relevância de sua atuação na liderança do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina. O deputado Mário Motta (PSD) também se manifestou, enaltecendo a importância desse polo para o desenvolvimento do Estado.

Texto: Valquíria Guimarães
Agência AL

Confira a reunião completa abaixo:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support